27.12.02

Tarde do dia 24. Me aproximava do xópim aqui perto de casa para fazer minhas escassas compras de Natal. Ao notar vários papéis no chão, tomei um susto. No meio dele estava escrito bem grande: “X9”.



Pensei, “caramba, será que é um folheto dedurando os X9 da favela? É o X9 dos X9!”. Foi aí que a mulher que distribuia os tais papéis tirou minha dúvida. Era uma propaganda de loja de relógios e jóias vendendo em 6X (seis vezes) sem juros.



Puxa vida, que alívio...

Veio então a noite feliz. Apesar de estar vazia, a birosca no largo em frente à minha casa tocava todo tipo de música. Parecia ano-novo. Ao lado, uma impávida patrulha da PM. Do morro tinha a impressão de que os traficantes estavam tentando dar um teco em Papai Noel. A única explicação que pensei praquela situação foi a seguinte. Pra abafar o barulho da sinfonia das AR-15, os PM's aconselharam o cara da birosca a botar o som nas alturas. Realmente, é uma bela estatégia de segurança. Deve ser por isso que o comandante Braz é surdo. Ele deve ter treinado um bocado essa situação.