27.9.02

Começa nesta sexta o Festival do Rio BR. Haja cú pra cagar tanta pipoca. Haja saco pra aturar essa gentinha cinéfila. E haja grana pra pagar 10 paus por sessão. Ainda bem que eu guardei o meu cartão do Unibanco e vou pagar meia nas 3 salas do Estação do papai do Walter Salles.

Fiquei sem dormir essa semana pra poder assistir a maioria dos 320 filmes que serão exibidos. A partir daí fiz uma seleção criteriosa dos filmes brasileiros que já vi, 10 indicações e 10 filmes que você deve evitar. Horários, nos jornais ou no site.

O Vela viu

Abril Despedaçado – sub-Central do Brasil.
Domésticas – engraçado. Trilha-sonora brega de primeira.
O Xangô de Baker Street – sem graça como o programa do Jô.
Bellini e a Esfinge – bom policial. Esqueça Malu Mader e fique de olho na deliciosa "detetive" morena, vivida por Maristane Dresch.
O Invasor – filme porrada. Todo mundo elogiou, mas Paulo Miklos está caricato.
Memórias Póstumas – o filme mais chato de 2001. Fique com o livro.
Viva São João! – mais legal que as insuportáveis festas de forró universitário.
Surf Adventures – aí brou! Altas ondas! U-hu! Pô aí! Sei lá...

Vela indica

Ainda Estou Viva – depois de ser estuprada, Claire mergulha no álcool e no submundo do sexo (Expectativa).
Meu Irmão, o Vampiro – história da adolescente doida pra dar o rabo e de seu irmão de 30 anos, que age como criança, se veste de vampiro e só pensa em trepar com a namorada do irmão (Foco Alemanha).
Chupe Meu Pirulito – o bem-sucedido romancista Dr. Jekyll está em crise: desconfia que o protagonista da sua obra, Mr. Hyde, quer se apossar de sua personalidade. Hyde escapa de sua imaginação e rouba seu pênis. O única pessoa que o ajuda é a filha viciada em cocaína (Midnight Movies).
As Divas do Blue Iguana – a história de cinco dançarinas que trabalham no clube de strip-tease Blue Iguana (Panorama).
O Espelho do Cotidiano – quatro famílias vizinhas têm suas vidas entrelaçadas em um verdadeiro quebra-cabeça de situações, que vai de uma reunião familiar num leito de hospital ao namoro de um adolescente com a boneca da irmã. Namorar a boneca da irmã é incesto? (Panorama)
Elling – homem de 40 anos com problemas mentais, Elling sai do hospital psiquiátrico e vai dividir apartamento com outro doente mental da mesma idade. Imagina os caras trocando uma lâmpada, como deve ser (Panorama).
Sexo é uma Comédia – No meio das filmagens de seu longa, a diretora Jeanne introduz uma prótese peniana numa cena de sexo pois os atores não conseguiam se excitar. Deve ser do tempo em que não existia viagra (Panorama).
Na Vida Puta – Elisa, uma uruguaia de 27 anos, vai trabalhar num prostíbulo, onde se apaixona pelo cafetão Plácido e decide viajar para a Espanha (Première Latina).
Hollywood Honk Kong – Uma família que vive numa favela em Hong Kong se relaciona com uma jovem moradora do condomínio luxuoso vizinho. Segundo um crítico de cinema conhecido meu tem escatologia e putaria (Panorama).
Fale com Ela - o bizarro do Almodóvar. Mistura humor e lágrimas para contar o nascimento da amizade entre dois homens com algo em comum: mulheres em coma. É preciso aturar Caetano Veloso cantando.

Fuja

Avassaladoras – comédia romântica com Giovana Antonelli e Reynaldo Gianecchini. Precisa dizer mais?
Choori – Zahtra está sempre sozinha porque seus pais trabalham o dia inteiro. Ela decide comprar um pintinho. Mas ao tentar fazer o pintinho voar, ele quebra a perna. Ah, que peninha! Típico filme de criancinha iraniano. (Geração Futura).
Zico – dois filmes em um. O primeiro é de terror, com o Galinha de Quintino fazendo gols adoidado no meu Flu. O segundo filme fala do pé-frio na Seleção. (Geração Futura).
Cinemania – Documentário que acompanha o cotidiano de cinco fãs nova-iorquinos obcecados por cinema. Eles têm em comum a dedicação absoluta ao escapismo das telas e uma vontade de fugir do mundo real. É a cara da gentinha a qual eu me referi na abertura (Midnight Movies).
A Erva Maldita – A maconha em debate, num documentário que aborda o assunto por todos os lados. Detalhe: o host é Paolo Rossi, o algoz da Seleção de 82. Resta saber se, com a fumaça que deverá rolar, vai ser possível enxergar a telona (Midnight Movies).
A Vida On Line – John Roth leva sua vida como um tímido nerd de computador. Desde que sua noiva deixou, ele divide um apartamento com seu amigo da faculdade, sócio de um site de bate-papo erótico. John conhece Jordan na internet e aprende que existem diferenças entre as muitas ficções online e a realidade. Sem comentários (Midnight Movies).
O Trunfo do Amor – a saga da princesa Aspácia na conquista do coração do príncipe Agis. É o amooooor... (Panorama).
Banda de Ipanema - Folia de Albino – durante o desfile da Banda de Ipanema em 2000, são contados os então 36 anos de história do famoso bloco carnavalesco. Pena que não pegaram o desfile desse ano, quando os favelados fizeram um arrastão durante os ensaios (Première Brasil).
Sissi – primeiro filme da trilogia que conta a saga da imperatriz Elisabeth da Áustria e projetou Romy Schneider como atriz. Pra quem acredita em príncipe encantado. Tadinha dela... (Tesouros).
Todos os filmes da Mostra Gay

Há também duas sessões especiais, com as presenças dos diretores:

O Pianista, de Roman Polanski, na matinê do Rock in Rio Cafe. Mulher entra de graça e homem paga 100 reais. Domingo, 17h.
Amén, de Costa-Gravas (sobre o descaso do Vaticano no Holocausto), na Catedral Metropolitana. Domingo, 6h. Após a sessão, confraternização entre católicos e judeus, regada a feijoada completa.