19.4.02

TV, A MÍDIA MAIS TRASH: MOMENTO DO SPORT

Num cenário azul fosco, o apresentador evangélico, de blazer jogado sobre a camisa de malha, brada para as câmeras: "fulano joga pra cacete!!!". Ele implora por anunciantes e dá o número do seu telefone celular: "estarei atendendo a sua ligação depois do programa". No meio do comentário sobre um jogo entra uma propaganda de churrascaria. Confusão só. Esse primor de programa trash se chama "Momento do Sport", exibido ao vivo pela CNT (canal 22 da Net e 24 da Sky, para todo Brasil, de segunda à sexta, às 12h30). Resumindo numa frase: o programa é o retrato do futebol carioca.

O tal apresentador que sempre ameaça os dirigentes com revelações bombásticas se chama Jonas Santana. Ele divide a mesa com Napoleão "não sei o que lá". Os dois parecem mais preocupados em divulgar o restaurante Frango Assado do que falar sobre o jogo do Botafogo. Ao fazer um comentário sobre o lance crucial de uma partida, Jonas Santana confessou: "não vi porque tinha caído no sono". Mas ele não dorme no ponto pra dizer que naquela noite estaria no Maracanãzinho de Caxias (!) ou na "churrascaria dos desportistas".

Sempre que possível, os anunciantes são associados aos "desportistas". Um deles é especial: a Assembléia de Deus de Gramacho. Por uma coincidência divina, o pastor da "igreja dos desportistas" é José Santana, irmão de Jonas Santana. Boleiros levados para o templo da fé dão seu testemunho ao mesmo tempo em que falam que "o próximo jogo será muito difícil e que o adversário tem que ser respeitado..."

Nessa quinta-feira que passou, quem quisesse ver os quatro gols que o Vasco levou do São Paulo ficaria na mão. Mas o frango histórico do Murilo contra o Brasiliense foi exibido. Isso porque o "Momento do Sport" só transmite imagens de jogos realizados no Rio, normalmente com câmeras mal posicionadas e repórteres vindos do primeiro período da faculdade de jornalismo.

Ultimamente a "estrela" do programa é o repórter Totó. As animadíssimas matérias com boleiros são feitas, pra variar, em churrascarias que anunciam no programa. No dia em que tomou nota zero do Grobo (*), Totó entrevistou o jogador do América Ratinho. Pra fechar o interessantíssimo papo, ao lado das bandejas de comida, Totó mandou a seguinte pérola: "Ratinho, todo mundo pede o seu autógrafo (!). Eu vou pedir a sua mordida!". Pega um queijo parmesão e dá pro jogador morder, seguido de um efeito especial em que a imagem é "mordida"! Genial!

* Nota 0

Para o "Momento do Sport", da CNT, programa que tem um repórter animado. Ele fala mil besteiras crente que está abafando enquanto o câmera capricha nos efeitos especiais e aperta o zoom feito um desesperado.