15.4.02

CLONE ET

Essa é a notícia mais bizarra sobre clone que eu li. Vale a pena ler.

Seita diz ter implantado embriões clonados

WASHINGTON. Menos de uma semana depois de divulgada a notícia de que uma paciente do médico italiano Severino Antinori estaria grávida de um clone, a empresa Clonaid, dos Estados Unidos, anunciou ter implantado no útero de diversas mulheres embriões humanos obtidos por clonagem. Se a reputação de Antinori no meio científico é péssima, a da Clonaid consegue ser ainda pior. A empresa americana pertence à seita Movimento Raeliano, que prega uma fusão da tecnologia da clonagem com o culto a extraterrestres. Os integrantes da seita acreditam que os seres humanos seriam clones desenvolvidos por ETs que chegaram à Terra há 25 mil anos.

Especialistas em clonagem não crêem que a empresa consiga clonar um ser humano porque não teria tecnologia para tanto, mas temem que faça tentativas e acabe sacrificando centenas de embriões ou mesmo criando aberrações. A exemplo do médico italiano, a Clonaid também não apresentou provas científicas de seu suposto feito.

— Desenvolvemos embriões humanos até o estado de blastócitos, ou seja, com mais de uma centena de células, e os implantamos — afirmou a diretora-geral da Clonaid, a bioquímica francesa Brigitte Boisselier.

A cientista se negou a informar se as tentativas tiveram êxito. Também não revelou quantas mulheres estariam grávidas.

— O princípio da clonagem humana é fazer embriões e implantá-los. Quando digo que fizemos isso é porque fizemos, mas não vou revelar em que ponto estamos em relação a um nascimento — disse. — Só farei o anúncio depois do nascimento porque, como na fertilização in vitro , existem riscos de aborto espontâneo. Por enquanto, só posso dizer que as coisas caminham bem.

Segundo Brigitte, “uma dezena de pessoas” participa da experiência. Entre elas, um milionário de 59 anos, vítima de uma doença incurável e em fase terminal que estaria, inclusive, financiando as pesquisas. Outro caso é o de um casal que quer clonar o filho morto. A Clonaid está na mira do governo americano desde o ano passado. Por pressão de inspetores da Administração de Drogas e Remédios (FDA, na sigla em inglês), a empresa fechou o laboratório que mantinha nos EUA e o teria reaberto em um país cujo nome não foi revelado.