30.4.02

Banda de heavy metal pode ter influenciado autor de chacina em escola alemã

LONDRES - A edição desta terça-feira do jornal britânico 'The Sun' publicou que uma música pode ter inspirado a chacina de 16 pessoas em uma escola secundária na cidade de Erfurt, na antiga Alemanha Oriental, ocorrida na semana passada. O responsável pelas mortes, Robert Steinhaeuser, era fã da canção 'School Wars', da banda de heavy metal Slipknot, cujo tema é um massacre em escola. 'Atire em seus professores nojentos com uma espingarda', diz um verso de 'School Wars'. Após a matança, Steinhaeuser se suicidou.
A banda foi criada em 1995 em Des Moines, no estado americano de Iowa. Seu primeiro álbum, lançado de forma independente, recebeu o título de 'Mate. Feed. Kill. Repeat' (Torne-se amigo. Alimente. Mate. Repita). O Slipknot costuma se apresentar com máscaras satanistas e surreais, feitas pelos próprios integrantes da banda, além de roupas negras que lembram a vestimenta que Steinhaeuser usava no dia do massacre. Segundo o site do grupo, a 'ultraviolência' é apenas o começo para descrevê-la. Autoridades alemãs afirmam que Steinhauser se candidatou a obter uma licença para porte de armas um mês depois de ser reprovado nos exames finais da escola, em maio do ano passado. O rapaz matou majoritariamente professores, a maioria com tiros à queima-roupa.


Primeiro: o estilo musical ( ! ) conhecido como "new metal" (do qual faz parte essa banda Slipknot) que tentam empurrar goela abaixo da molecada é uma tremenda forçassão (é assim?) de barra. O som é um pastiche, as letras proclamam a revolta, mas os caras que ouvem isso não passam de rebeldes de shopping center. Pelo menos quando eu era adolescente tinha o grunge, Nirvana, Alice in Chains, Soundgarden, Pearl Jam. Mesmo assim eu nunca me enfiei em camisa de flanela em pleno verão carioca.
Segundo: daqui a pouco, pra completar o perfil mongol do cara, vão dizer que ele jogava RPG.
Terceiro: por causa do trauma, desde a semana passada o índice de falta nas escolas alemãs é nulo. Ninguém mata mais aula.