1.2.02

VELA RESPONDE - O RETORNO DO REI

Aqui está o episódio final da epopéia de respostas a essa gente sem senso de humor, que não enxerga um palmo à frente do mundo de Tolkien. Mas antes, um mistério elucidado. Finalmente veio à tona a maneira de como a minha crítica circulou pela internet. Saca o mail que recebi (sem correções):

Devo me apresentar:

Sou o autor do título "crítica preconceituosa"! Sou letor a tempos do Blog do Vela e quando vi aquele texto, não resisti. Entrei numa lista de tolkien (que deve ter seus 300 assinantes, e onde a bitolação corre solta) e soltei a pérola. Rapaz, caiu como uma bomba, como a sua caixa de e-mail deve ter percebido! A alegria do Palhaço é ver o circo pegar fogo. Podem chamar de cyber terrorismo...eu chamo de diversão. Continue com a noVELA Tolkien. Em algum lugar da rede tem um cara morrendo de tanto rir!!!
Falando sério, seu Blog é do cacete e vc está de parabéns pelo bom humor de mau gosto, babaca e debochado que a gente adora!!!
Abraços
Helter Skelter


Enfim, a parte final da trilogia é dedicado somente à Mari. Pelo tamanho do mail, imagino que ela deve ter deixado de assistir ao Senhor dos Anéis pela vigésima vez para digitar essas doces palavras. Tomem fôlego e ripa na chulipa! (Pra facilitar a galera republiquei O FILME GAY MAIS CARO DA HISTÓRIA e outra crítica interessante, com direito a uma nova versão do bonequinho do jornal O Globo).

Mari

Perminta-me comentar algo a você, ser ignorante de quem tanto tenho pena!

NOSSA, ELA TAVA TÃO EMOCIONADA QUE ESCREVEU “PERMINTA-ME”. BELO COMEÇO! SER IGNORANTE? MARI VOCÊ ME CONQUISTOU DE PRIMEIRA!

Talvez seja muito difícil você chegar até o fim deste e-mail, pois você é inconsciente e vai achar que ele não lhe diz respeito, quando na verdade o que lhe incomodará será o fato de você não suportar as verdades que nele estão escritas.

POIS É, DEMOREI UMA SEMANA PRA LER O SEU MAIL.

Provavelmente você é uma daquelas pessoas que não consegue se desenvolver intelectualmente, não consegue chamar a atenção por feitos inteligentes e tampouco comportar-se como um ser racional (diante de todas as evidências do seu escrito - aquilo que você chama de crítica -, digo isso com muita certeza).

VOU CONFESSAR UM SEGREDO. MEU NOME TEM 5 NOMES. EXAGERADO. QUANDO EU ERA DO JARDIM 2, EU NÃO CONSEGUIA ESCREVER ALÉM DA TERCEIRA LETRA DO TERCEIRO NOME SEM COPIAR NA CARTOLINA. ISSO PROVA MINHA DIFICULDADE EM ME DESENVOLVER INTELECTUALMENTE.
TEVE UM DIA QUE EU CHAMEI A MAIOR ATENÇÃO QUANDO SAÍ DE CASA COM UM MOLETON DO CHAPOLIM. SE ISSO NÃO PROVA A MINHA INTELIGÊNCIA, PELO MENOS É DA MINHA ASTÚCIA (NÃO CONTAVAM COM MINHA ASTÚCIA!)

Visto que "O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel" trata-se apenas de uma pequena parte da grandiosa obra de Tolkien, você (que não leu nem mesmo a primeira parte do livro) não tem a mínima noção do que fala. Tolkien criou uma sociedade absolutamente diferente da nossa. Hobbits não são homens e, com isso, eles não carregam as idéias preconceituosas (que só servem para certificarmo-nos dos nossos medos) e tampouco disvirtuam a idéia do amor. Como bem se sabe por aqueles que têm interesse pela cultura, Samwise Gamgee teve treze filhos... será mesmo que ele era gay???

O DESOCUPADO DO TOLKIEN PEGOU UMA PORRADA HISTÓRIAS MITOLÓGICAS JOGOU NO LIQÜIDIFICADOR, BATEU E PRONTO. NADA IMPEDE QUE O TAL DO SAM TENHA 13 FILHOS (PARECE UM COELHO) E SEJA GAY. TÁ BOM, BISSEXUAL!

Talvez o que o filme tenha lhe trazido seja um sentimento de inveja; inveja por não ter um amigo de verdade, que vai com você até o inferno se for preciso (assim como Sam acompanha Frodo). Por todos é sabido que, quando se tem um amigo, torna-se mais fácil
viver, especialmente quando este amigo está sinceramente ao seu lado, entregando-se de corpo e alma a tudo o que acontecer, independente de querer ser merecedor de méritos (como os Orcs). Talvez você continue sendo um Orc e, como tal, somente pessoas do seu nível irão te rodear.


EM ALGUMAS PARTES, O SENTIMENTO QUE O FILME ME TROUXE FOI O DE SONOLÊNCIA. OLHA, TENHO AMIGOS DE VERDADE SIM. PROVA DISSO É QUE ELES FORAM COMIGO À FAVELA DO COMPLEXO DO ALEMÃO (VER O SHOW DOS TITÃS). AQUILO ALI É O INFERNO QUANDO ROLA TIROTEIO (E ROLOU). EU SOU UM ORC? QUE QUE É ISSO? A BALEIA ASSASSINA? PÔ, SOU MAGRINHO!

Você está tentando justificar sua ignorância, sua preguiça e sua incapacidade de compreensão de textos através desta crítica pouco fundamentada, impessoal e sem valor crítico algum. Sua incompetência não pode ser sustentada por sua ignorância.

O ÚNICO OBJETIVO DESSA CRÍTICA É SACANEAR FANATICUZINHO DO TOLKIEN. FILOSÓFICA ESSA ÚLTIMA FRASE, HEIN? “Sua incompetência não pode ser sustentada por sua ignorância”. UAU! REFLETI TANTO SOBRE ISSO QUE OFUSQUEI A MINHA VISTA.

Gênio do jeito que era, Tolkien tinha razão: cada um de nós carrega consigo a responsabilidade de um mundo melhor (seja isso representado num anel ou não). Para alcançarmos tal mundo, batalhas internas e externas serão necessárias (se é que seu pequeno cérebro entende o que eu quero dizer) e, qualquer que seja o ponto que cheguemos durante o caminho, seremos vitoriosos. Quando se tem isso com ajuda de amigos (ou um AMIGO de verdade), tudo torna-se ainda mais sagrado. Não tenha inveja: lute por uma vida melhor e pare de achar que, deixando de levar o "anel", você estará bem, pois como a obra bem relata, ou você vai em busca do anel, ou ele vai em busca de você. Pare de fugir de si mesmo, pequeno ser ignorante.

ESSE NEGÓCIO DE UM MUNDO MELHOR É COISA DE ROCK IN RIO. E BATALHA INTERNA É QUANDO EU ENCHO A CARA E O MEU FÍGADO TEM QUE LUTAR CONTRA O ÁLCOOL. NÃO SOU CHEGADO NESSE LANCE DE DEIXAR NO ANEL OU LEVAR NO ANEL. PEQUENO SER IGNORANTE É O ESCAMBAU. TENHO QUASE 1,90 DE ALTURA!

Eu acho mesmo é que você é um gay reprimido (como a maior parte da sociedade o é) e que, para afirmar sua "machesa", tem de criticar aqueles que expressam verdadeiramente seus sentimentos, porque você não pode expressar seus sentimentos, uma vez que tem vergonha de si mesmo.

EU, GAY REPRIMIDO? COMO TODA A SOCIEDADE? ISSO ME LEMBRA AQUELE FILME “SERÁ QUE ELE É?”. NO FINAL, TODA A PLATÉIA DA FORMATURA ASSUME QUE É GAY PRA APOIAR O PROFESSOR. SERÁ QUE A MAIOR PARTE DA SOCIEDADE É MESMO GAY? CARAMBA! ENTÃO É COMEÇO DO FIM DOS TEMPOS, SEGUNDO A BÍBLIA!

Em um e-mail sobre isso o que você chama de crítica eu li: "Mas o que esses "críticos" de meia pataca deixam de notar é o contexto em que esse "amor" está inserido. Pra começar eles são Hobbits, não humanos, com outros valores e costumes... Só pra se ter uma idéia, na Índia é comum vermos homens de mãos dadas...e em várias outras culturas há homens que se beijam no rosto e nem por isso são viados. O que eu não me conformo é como alguém pode criticar algo sem conhecer (como esse cara que nem leu os livros)".

POIS É. NÃO VOU NEM ASSISTIR AOS FILMES DA ÍNDIA E DA RÚSSIA, ONDE OS HOMENS SE BEIJAM. AÍ É QUE EU VOU ESCULACHAR. UMA COISA É TRADIÇÃO CULTURAL. OUTRA É FICÇÃO, BASEADA EM VALORES PESSOAIS (NO CASO, NA BOIOLICE DO TOLKIEN).

Além de concordar com o que essa pessoa disse, eu digo mais: você é um ser que não sabe lidar com as diferenças. As diferenças o incomodam (e o fato de você ter citado o seu "amigo" gay serviu apenas para você não se dar mal e dizer que, apesar de criticar, também compreende... quem critica de forma decadente não compreende, por isso você não precisa se esconder atrás da sua armadura). E você é tão diminuto quanto aqueles que pensam ser superiores e, por ignorância, se acham no direito de travar uma guerra, de jogar bomba em um país ou mesmo de implodir um prédio só porque as pessoas que estão nele pensam diferentemente de você. Atacando a literatura de Tolkien, você ataca as pessoas que encontraram muitos ECOS da vida nela. Você talvez goste de ser um "Bin Laden", porque isso é só o que você pode ser. São de pessoas como você que o mundo menos precisa: pessoas que não sabem o que a palavra RESPEITO significa.

REALMENTE ME INCOMODO COM AS DIFERENÇAS. PRINCIPALMENTE QUANDO VEJO UM IDIOTA USANDO CAMISA DO FLAMENGO OU COM A BANDEIRA DOS ESTADOS UNIDOS. NÃO ME ESCONDO EM NENHUMA ARMADURA. É COISA DE JOGADOR DE RPG. SE PRECISAR EU USO UM COLETE À PROVA DE BALAS, QUE NEM OS PREFEITOS DO PT DE SÃO PAULO. SOU SUPERIOR SIM. TENHO CURSO SUPERIOR. A CABEÇA DAS PESSOAS QUE ENCONTRARAM ECOS NA OBRA DE TOLKIEN É QUE CONTINUAM EMITINDO ECOS.

Você foi ver o filme porque ele está na moda, assim como muitas outras pessoas o fizeram. Foi ver o filme para dizer que "conhece" tal obra e não precisar ler o livro (tamanha a sua preguiça). Mas você não deve fazer o que está na moda, ou vai se frustrar (assim como já se frustrou).

VOCÊ SE ENGANA PROFUNDAMENTE. NÃO FUI VER O FILME POR QUE ESTÁ NA MODA. NÃO BASTA ESTAR NA MODA PARA ME COMOVER. FUI VER PORQUE SOU FÃ DO DIRETOR PETER JACKSON, MESTRE DOS FILMES TRASH. NÃO É PREGUIÇA QUE EU TENHO, E SIM FALTA DE SACO PRA LER O LIVRO. JÁ DISSE QUE NÃO FAZ O MEU GÊNERO HISTORINHA DE CRIATURINHAS SENTIMENTALÓIDES DANDO LIÇÃO DE MORAL METAFÓRICA ENQUANTO CORREM DE SERES MALVADOS PARA CUMPRIREM UMA MISSÃO.

Um conselho: acorde para a realidade! Não tenha medo de ser gay. E, espero que você tenha um amigo que o acompanhe nos momentos mais difíceis e, quando você precisar de uma palavra doce, ele lhe diga: "eu te amo". Mas para ter um amigo assim você vai precisar se esforçar e fazer por merecer, coisa que você não faz.

LEGAL. VOU SEGUIR O SEU CONSELHO. SÓ VOU SER GAY SE TIVER UM AMIGO QUE ME ACOMPANHE NOS MOMENTOS DIFÍCEIS, COMO POR EXEMPLO, QUANDO FALTAR VASELINA.

Passar bem.

TIRANDO GOLA DE CAMISA, ATÉ QUE EU ENGANO BEM PASSANDO ROUPA.

OBS: "Quem ficou putinho que vá esfriar a cabeça no PÔNEI SALTITANTE": talvez seja esse o seu real desejo! Não precisa projetar (será que você sabe o que é isso?) para se defender, ok?

INFELIZMENTE NÃO PODEREI SATISFAZER O MEU DESEJO PORQUE AINDA NÃO EXISTE UM BAR GLS CHAMADO PÔNEI SALTITANTE. DO MINIDICIONÁRIO AURÉLIO: PROJETAR V. T. 1. FAZER PROJETO OU PLANO DE. 2. FAZER PROJETO DE (4). 3. REPRODUZIR EM TELA (FILMES, ETC). P. 5. PRECIPITAR-SE. AGORA EU SEI O QUE É PROJETAR. OBRIGADO!

OBS2: "Só não vêm dar em cima senão eu mando pra Terra Média": você tem medo deles, porque sabe que tem potencial para ser um gay, por isso mostra-se agressivo para com esse tipo de desejo. MEDO É DESEJO (Freud).

FREUD, OUTRO BOIOLA... AGRESSIVO? DEPENDE DO PONTO DE VISTA. PRA VOCÊ, POR EXEMPLO, DEVERIA SER SENSACIONAL IR PRA TERRA MÉDIA CONHECER O MARAVILHOSO MUNDO DE BETO CARREIR, QUERO DIZER, DE TOLKIEN.

"Eu não conheço vocês metade como gostaria; e gosto de menos da metade de vocês a metade do que vocês merecem..."
(Bilbo, no Condado, na despedida de 'Uma festa muito esperada')

BILBO ERA UM ANÃO, OU SEJA, O PONTO DE VISTA DELE ERA SEMPRE PELA METADE.

"O ser é e não é ao mesmo tempo, e é necessário que não seja para continuar sendo". (Heráclito)

“QUE NÃO É O QUE NÃO PODE SER QUE NÃO É”
“TUDO AO MESMO TEMPO AGORA, UMA COISA DE CADA VEZ”
(ARNALDO ANTUNES)

"Tolkien odiava tudo relacionado a Hollywood e não acreditava na idéia de que a imitação é o melhor elogio. Como escritor, acho isso espantoso."

QUANTO À HOLLYWOOD TOLKIN PODE CONTINUAR TRANQÜILO ONDE QUER QUE ELE ESTEJA (PROVAVELMENTE ASSISTINDO A UM SHOW DE ANÕES DRAG QUEENS E ENCHENDO A CARA NO PÔNEI SALTITANTE). COUBE AO NEOZELANDÊS E REI DO TRASH PETER JACKSON FAZER A VERSÃO PARA O CINEMA.

"Crítico prevê grande sucesso para "O Senhor dos Anéis"
LONDRES (Reuters) - O primeiro filme da trilogia "O Senhor dos Anéis" fará enorme sucesso comercial, de acordo com um crítico que assistiu ao filme antes de sua estréia, prevista para o próximo dia 10 em Londres".


NÃO FALTA IDIOTA NO MUNDO. COM UM BANDO DE NERDS LESADOS ADORADORES DA “SENHORITA DAS PULSEIRAS” NÃO TEM COMO NÃO FAZER SUCESSO COMERCIAL. FICO FELIZ PELO PETER JACKSON. ESPERO QUE VOLTE A FAZER FILMES TRASH, MESMO QUE POR HOBBIE.

E foram felizes para sempre...