14.2.02

O CARNAVAL DOS HOBBITS

Dois motivos me levam a voltar ao assunto Senhor dos Anéis: um documentário sobre Tolkien que passou na GNT e as 13 indicações ao Oscar. Depois de hoje, acabou anél, pulseira, baby doll mágico (o colete), essas coisas que os hobbits adoram usar.

O documentário revela que dentre as primeiras críticas sobre o livro já havia quem notasse o teor boiolístico da trama. Uma delas comentava que os homens (!?) da história só conheciam as mulheres superficialmente. O programa também mostra os primeiros sintomas da mongolice dos adoradores da saga. Fanáticos invadiam a casa do escritor nem que fosse para, através da janela embaçada, vê-lo sentado na poltrona da sala tirando meleca do nariz. Para cumprir a missão, os sem-noção cometiam o sacrilégio de pisar nas rosinhas do jardim, fazendo com que Tolkien subisse nas tamancas. Ai santa!

Nem depois de morto, Tolkien tem sossego. No cemitério onde está enterrado, uma legião de lesados de uma tal de Sociedade Tolkien costumam entoar cânticos em elfo. Tolkien deve ficar na tumba pensando arrependido: “por que que eu não pedi pra ser cremado?”

Quanto ao Oscar, fiquei feliz com a indicação do mestre Peter Jackson. Acho, inclusive, que ele deveria receber logo de cara uma estatueta pelo conjunto da obra. Já estou até imaginando o diretor neo-zelandês chamado com toda pompa ao palco com o telão exibindo trechos de Trash Náusea Total e Fome Animal. Ele chegaria no microfone e berraria um diálogo surreal de Fome Animal: “Sua mãe comeu o meu cachorro!!!”. E encerraria o discurso: “Viva o trash!!! Obrigado fãs mongolóides de Tolkien por garantirem o sustento da minha família por cinco gerações!”

Para encerrar de vez o assunto, mais duas considerações. Faz tempo que estou procurando um livro sobre as maracutaias dos Jogos Olímpicos chamado Os Senhores dos Anéis. Já li um capítulo dele na biblioteca do Centro Cultural Banco do Brasil, mas esse é um livro que eu faço questão de ter na minha estante. Não achei nem em sebo. Quando procurei numas barracas montadas na praça Saez Peña, os vendedores obviamente confundiam.
Tem um livro sobre jogos olímpicos chamado Os Senhores dos Anéis?
Tem esse aqui
(apontando pro livro do Tolkien)
Não, o que eu quero é sobre Olimpíadas, não é essa porcaria não.
(riso sem graça do vendedor)

A cama de um meu amigo quebrou. Ele precisava de alguma coisa pra estancar e então recomendei a edição completa do Senhor dos Anéis. “Pelo tamanho do estrago, o livro resolve”.

E aí bonecas, como foram de carnaval? Parece que o negócio foi bom, como mostrou o Chico Barney