19.2.02

CHATICE NA NEVE

Não me lembro de uma olimpíada de inverno ter tanta cobertura da mídia brasileira como essa de Salt Lake. Os "atletas" brasileiros que estão lá são motivo de chacota por não terem a mínima chance em nada (foram apelidados de banana frozen). Se ainda tivesse porrinha na neve... Aí tome de comparar os brasileiros com os jamaicanos que anos atrás também pagaram mico na neve (o que rendeu a comédia Jamaica abaixo de zero).

Olimpíada de inverno só deve ser legal pra quem já tomou um monte de tombos tentando esquiar em Bariloche (não é o meu caso). Acho que deve ser do cacete descer naquele trenó numa puta velocidade. Mas ficar vendo se o italiano é mais rápido do que o norueguês, aí dá no saco. E a patinação no gelo? Nem a galera que freqüentava a pista do Barrashopping em longínquas eras deve se interessar.

Essa olimpíada é a primeira grande competição nos Estados Unidos depois que o tio Osama mostrou que errar é humano e acertar o alvo é muçulmano. Seria esse o motivo de tamanha atenção? Será que alguém está esperando um atentado terrorista no gelo, tipo aqueles filmes de avião caindo nos Andes? Ah, besteira, na neve não tem torre. Essa “comoção” serviu pelo menos para que a corrupção que envolveu a escolha de Salt Lake fosse esquecida. O escândalo dos membros do Comitê Olímpico recebendo “agradinhos” para votar na cidade dos mórmons teve impacto quase igual a de um iceberg no Titanic.

Só pra constar. No Brasil a confederação brasileira de trenó na neve (sim, isso existe!) recebe 150 mil reais por ano do Comitê Olímpico Brasileiro. Pra que essa grana? Pra fabricar neve?