1.2.02

FILMES “FAMÍLIA”

Um belo filme para assitir naquela reunião familiar chata é Festa em Família. O filme faz parte do movimento dinamarquês Dogma 95, de estética propositalmente descuidada. O que não quer dizer que mal feito. É simples e sem firulas. Quando a parentada se reúne para comemorar o 60o aniversário do patriarca rola aquele clima de falsidade, de quem se vê pouco e por obrigação. No meio do banquete, o irmão mais velho Christian revela um segredo de infância: ele e a irmã gêmea, que havia se matado, eram estuprados pelo pai. Todos acham que Christian está louco e o prato acaba sendo digerido. Só que a irmã mais nova descobre uma carta da mana suicida que ... Quer saber? Aluga o filme!

Outro irmão, Michael, é o escroto do filme. Maltrata a mulher, faz vista grossa com a ex-amante e esculacha o namorado negão da irmã. Hilário.

Ao fim do filme, incentive seus familiares a entregarem seus podres. Quem sabe se aquele seu priminho que curte Senhor dos Anéis não solta a franga de vez? Ou se aquela sua tia solteirona, pianista do Teatro Municipal, não entrega que já tocou piano com a Ângela Rorô?

Outro filme bem família, também do Dogma 95, é Os Idiotas. Um grupo de desocupados tira vantagens se passando por mongolóides. Dão vexame no restaurante e não pagam a conta, estacionam nas vagas de deficientes físicos e vendem artesanatos podres de porta em porta. Uma das cenas mais escrotas acontece na piscina de um clube. A mulher pede pra um cara ajeitar o biquini dela. No que recebe uma bolinada, ela chama o marido. Vem um dos malucos do bando, se fazendo de mongol, com uma careta e o braço todo torto. Nonsense.