20.5.02

Ê POVINHO BUNDA

Assisti ao Homem Aranha. Filmão pipoca perfeito, como há tempos não via. Não leio história em quadrinhos portanto não tenho aquelas viadagens de fã mais exaltado que dá chilique por qualquer mudança na adaptação pras telas de uma história de super herói. Portanto o meu lance não era fazer comparações idiotas. E parece que mesmo assim esses fãs não tiveram do que reclamar.

Infelizmente o filme foi lançado antes das aviãozadas do 11 de setembro, o que deu margem para patriotadas. Já era mais do que sabido da retirada da cena das torres gêmeas (para quem não soube: Homem Aranha captura dois helicópteros tecendo uma teia gigante entre as duas torres. A cena voltará no DVD). Dá pra perceber claramente que pelo menos duas cenas foram feitas depois do dia em que os States tomaram no rego. Uma chega a ser deprimente. Um mané de cima de uma ponte grita para o vilão Duende Verde algo como "se você não está com a gente, está contra", mesmíssima fala do W Bush para as nações antes de atacar o Afeganistão. E na cena final, o Homem Aranha pousa triunfante num mastro da bandeira estadonidense. Estragou o filme.

Saí puto do cinema, mas depois, com a cabeça mais fria queimei o pavio. Tudo bem que esses putos só conhecem o umbigo deles, mas se os brasileiros tivessem um décimo da paixão que eles têm pelo país já seria de bom tamanho. Brasileiro só é patriota em Copa do Mundo (mesmo assim nessa copa tá difícil ser patriota). Resta ao nosso povo ignorante estampar em seus peitos a bandeira das estrelas e das listras e até como eu vi um dia, as torres gêmeas. Como está estampado numa camisa do Casseta & Planeta dos bons tempos: "Ê povinho bunda".

Falando em viadagem de fãs, dois personagens do novo episódio de Guerra nas Estrelas tiveram o nome alterado. Repita em voz alta: Conde Dooku virou Conde Dookan e Sifo Dias, Zaifo Vias. Com esse nomes originais, como disse o Odisseu Kapim do Cocadaboa, "esse filme está parecendo tão gay quanto O Senhor dos Anéis".