30.5.03

ASTERIX, OBELIX E MATRIX


e Monica Belucci...

Algumas considerações sobre o filme:

- Esse negócio de capitão, assembléia pra decidir quem vai acompanhar a nave, me lembrou Jornada e Guerra nas Estrelas. A tripulação da nave, por exemplo. Morpheus é Han Solo, o negão é o Chewbacca, Neo é Luke Skywalker e Trinity a Princesa Leia.
- Se cinema exalasse cheiro não daria pra suportar a festa “reive” de Zion.
- O velho que mostra as máquinas de controle pro Neo tem toda pinta de viado. Ele chega de mansinho no Neo com um papo de “também não consigo dormir”, “vem cá que eu vou te mostrar uma coisa”.
- A cena em que Neo salva Morpheus e o Chaveiro é hilária de tão absurda. Superou o beijo da Rodriga Santora no baixinho Sem Chance do "Carandiru". É a hora do ápice da ação, em que o cinema aplaude.
- Agora, viado mesmo é o tal do arquiteto: “Zion já foi destruída cinco vezes. Vamos refazê-la novamente porque a arquitetura dela é HOR-RO-RO-SA!”. Essa é a hora da filosofice rasteira, em que o cinema luta pra não dormir.
- A personagem da Monica Bellucci (muito bem estuprada no filme “Irreversível”) lembra a Nicéia Pitta e as ex-mulheres dos fiscais da receita aqui do Rio. Quem tem mulher assim não precisa de inimigos.
- Dá pra ver claramente que a luta do Neo com as dezenas de agentes Smith é animação. E não é nem das melhores. Parece abertura de vídeo game.
- Algumas cenas de luta lembraram o “Tigre e o Dragão”. Claro, o sujeito que fez a coreografia é o mesmo. Pelo menos não teve aquela coisa boiola de lutar voando no meio dos bambus.
- O grande problema de esperar os cinco minutos de créditos finais pra ver só um minuto do trailler da parte 3 é a vontade de mijar. Não tem erro. Crédito final faz qualquer um ficar com vontade de mijar.

Típico “filme bula”, daqueles que precisam de explicações extras, Matrix gerou dúvidas cruéis em mim:

- Neo é broxa? Quando estava fazendo glu-glu com a Trinity numa pocilga que lembra muito o Trampolim (um motel xexelento perto aqui de casa que cobra 15 reais 2 horas), Neo parou subitamente e sua companheira perguntou: “o que está havendo com você?”. Será que o “Escolhido” virou o “Encolhido”?
- Nesse filme dá pra ver que há várias tomadas espalhadas pelos corpos do Neo, Trinity & cia. Será que os orifícios originais foram adaptados?
- Por que nenhum pombo cagou na roupa do Neo quando ele estava conversando com o Oráculo no banco da praça?
- Será que vai chover nesse fim de semana?
- A questão primordial para se entender a história persiste no segundo filme: como Morpheus faz para usar os óculos escuros sem haste?
- Quando eu entrei num vagão do metrô com a propaganda do filme pode-se dizer que eu saí da Matrix e entrei no mundo real?
- Será que Matrix vai formar uma legião de mongolóides, assim como Guerra nas Estrelas e senhor dos anéis fizeram?