1.8.02



A final da Libertadores que uniu ontem à noite a torcida paulista no estádio do Pacaembu em torno do São Caetano me lembrou a marcante semi-final do Campeonato Brasileiro de 1986, entre o supreendente América e o São Paulo. No primeiro jogo, no Morumbi, vitória bandeirante por 1 a 0. A batalha decisiva foi travada num Maracanã lotado em noite de semana. Estava lá, nos meus tenros 10 anos. Tricolores, botafoguenses, vascaínos e rubro-negros urravam juntos pelo segundo time de todo carioca: “Sangueeeee!!!”, “Meeecaaaa!!!”. Faixas de torcidas organizadas de diferentes times foram penduradas lado a lado. Bonito.

No final do primeiro tempo o São Paulo, com uma respeitável linha de frente formada por Careca, Miller e Silas, fez 1 a 0. Na segunda etapa o América empatou, levando o estádio quase abaixo. O placar eletrônico não parava de piscar o anúncio do “Baile do Diabo”, na sede do clube (era dezembro e o carnaval começava a esquentar). Dois PMs chegaram perto de onde eu estava, nas antigas cadeiras azuis, carregando uma bandeira sãopaulina. Uma mulher gritou “taca fogo nisso!”.

O América era treinado pelo ex-zagueiro tricolor Pinheiro, famoso pela violência nos gramados. Lembro-me pefeitamente que ele postava seus zagueiros Denílson e Polaco na entrada da grande área, mesmo com o time no ataque. Se não me engano, Luisinho ainda jogava, e Renato (cujo último registro foi o gol dos reservas do Botafogo sobre o Flamengo há alguns anos) era o cérebro do meio-campo. No gol estava Régis, que no futuro havia papado alguns frangos no Vasco. O estádio do time ainda era no Andaraí, onde hoje fica o Shopping Iguatemi. Cheguei a usar uma camisa do time quando ainda não tinha noção de que era gente. Coisa de criança.

O time precisava da vitória para ir à final e repetir a façanha do Bangu, que no ano anterior havia perdido a decisão para o Coritiba. O São Paulo segurou o 1 a 1 e foi campeão brasileiro vencendo o Guarani. Mas naquela noite a multidão saiu do Maracanã orgulhosa do Ameriquinha. No ano seguinte inventaram a Copa União para livrar o Botafogo do rebaixamento, mandaram o América pra segundona e pro ostracismo de onde nunca mais saiu. Uma pena.

Quanto ao São Caetano, que coisa, hein!? Herdou a sina de vice do Vasco.


Tiago Camilo, judoca medalha de prata nas Olimpíadas de Sydney. Adivinha o clube dele.