22.3.02

TV, A MÍDIA MAIS TRASH

Meu rotundo colega Rodrigo Rodrigues, do Vitrine (TV Cultura), fez uma matéria muito legal sobre três programas trash que passam aqui no Rio. E trash na melhor concepção: aqueles programas feitos com poucos recursos, na marra.

O Plantão de Notícias, que rola nas madrugadas de sexta pra sábado na Bandeirantes, tem como maior charme o fato de ser mambembe. As roupas e os cenários são toscos, o que faz parte da graça. Antes de chegar na televisão (comprando horário, coisa de programa trash) o Plantão começou no rádio e passou pelo teatro (vi o show duas vezes, muito bom), sempre satirizando os erros da imprensa. Os jornalistas Maurício Menezes e Hélio Jr. comandam uma trupe de bizarros. No Piscinão de Ramos, eles mostraram com exclusividade um anão salva-vidas resgatando um gordão que se afogava naquelas traiçoeiras águas. Hilário. Há outras sátiras, como as do Big Brother, Show do Milhão, mesas redondas e de outro programa que o Rodrigo visitou, o Samba de Primeira. No Plantão, o Samba é de Terceira e o bordão "só se for agora" vira "só se for depois".

O Samba de Primeira já passou por todas as emissoras de segunda divisão. Atualmente está encostado nas tardes da CNT, lá pelas 2. Jorge Perlingeiro recebe vários convidados do "mundo cultural", como Wando, Dominguinhos do Estácio e Neguinho da Beija Flor. Às vezes fala umas gracinhas pesadas para os convidados, mas no final alivia, dando presentes valiosos, como produtos da Perdigão e flores da Camélia Flores. Ainda tem o beijinho da Selminha Sorriso. O microfone do playback é apelidado pelo Perlingeiro de "me engana que eu gosto". Muito bom.

Pra fechar, o terceiro programa da matéria foi o Vip, do Edilásio Júnior. Mas sobre esse eu não vou falar porque é concorrente do Sabbá Show. Só uma coisa me chamou atenção. O Molejo, grupo que eu gostava tanto, estava se apresentando no Edilásio. Que decadência. Mas o Molejo fica pra outro dia.