24.10.03

RUMO À VILA MIMOSA

Quando volto de ônibus da zona sul ou do centro, passo em frente da, digamos, porta de entrada para a Vila Mimosa (cujo site, pelo visto, infelizmente saiu do ar), que fica embaixo de uma linha do trem. É como se fosse um portal de entrada para outra dimensão. Sempre observo quem salta nesse ponto. Normalmente são mulheres carcomidas, mas outro dia saltou uma mulata que não faria feio às do Sargentelli.

Hoje, quando voltava tarde da noite do Centro, entraram três sujeitos comigo no ônibus, no ponto do mergulhão da Praça 15. Estavam mais empolgados do que bêbados. Não deviam ser do Rio, já que perguntaram o preço da passagem e tinham um sotaque meio interior paulista. Passaram pela roleta, e de tão agitados, nem sentaram no ônibus quase vazio.

Foi então que no diálogo com o trocador entendi o motivo da excitação. Eles estavam indo pra Mima! O trocador explicava para eles como chegava lá: é só entrar debaixo da linha do trem.... Aí um falou: hoje eu vou comer muita buceta!!!, no que o outro engatou: vai ser só peladinha (raspada???). Eles falavam em valores de programas, coisa de 40 reais. Coitados, estavam superfaturando a mercadoria...

O motorista, lá na frente (esse ônibus ainda mantém o trocador na traseira), perguntou bem alto: Vão descer na Vila Mimosa? É aqui!!!. Os três sujeitos perguntaram onde pegariam o ônibus para voltar, atravessaram o ônibus correndo e agraderam ao motorista. Nem notaram a existência da passarela. Atravessaram a larga Radial Oeste, que àquela hora já não muito movimento, felizes da vida.

O motorista comentou com o trocador: Esses caras vão pra Mimosa? Vão ficar ricos, hehehe (????????) e depois cantarolou uma música do Roupa Nova. Voltei a minha atenção para a biografia do Zé do Caixão até chegar em casa.