A grande atração deste festival é a mostra LOUCOS POR CINEMA, nome pomposo para TRASH, que vai exibir quatro sessões de Tortura Selvagem - A Grade, do recém-falecido Afonso Brazza, o cineasta-bombeiro, também conhecido como Rambo do Cerrado. Também vão rolar filmes do Simião Martiniano. Será que ano que vem rola Pepafilmes, com Black Ninja e O Shaolim?

Afonso Brazza e Zé do Caixão, na Tortura Selvagem
Outra mostra que eu garanto é a do italiano Mário Monicelli. Comédia italiana da melhor qualidade. O Incrível Exército de Brancaleone não é um Monty Phyton Em Busca do Cálice Sagrado, mas arrasa a idade média como poucos. Senhor e Senhora, Boa Noite é um apanhado de situações absurdas, como o general que se caga todo no banheiro antes de uma parada militar e uma aula de inglês durante um atentado a um embaixador.
A maioria dos ingressos custa 10 reais (ah eu com uma carteira de vagab, digo, estudante...). Em algumas é 4 reais, como a Mostra do Monicelli. No Cinemark Carioca, no subúrbio, custa 3, só com filmes brasileiros, e na praia de Copacabana é grátis (se bem que nem me pagando eu assisto Noviça Rebelde).
Aqui vão 10 dicas e 10 recomendações pra se manter longe.
EU RECOMEINDU
Tortura Selvagem - A Grade - vai passar no Estação Botafogo 3, na quinta, dia 2, às 20h; sexta, dia 3, às 15h; domingo, 5, às 22h e terça, 7, às17h30.
O Vagabundo Faixa-Preta - do Simião Martiniano. Antes passa um curta sobre o cineasta trash, O camelô do cinema.
O Senhor do Universo - também da mostra trash. O filme de David Rangel narra a vida de Jesus com diálogos tirados de uma novela da Rádio Nacional.
A Vida Nova - um norte-americano vai pra Bulgária depois de um desastre e se junta a um colega pra comprar prostitutas. Até que ele se apaixona por uma delas.
Emma Sou Eu - Emma sofre de um distúrbio que causa alterações de humor. Obrigada a cortar remédios que a controlavam, vive situações cômicas.
As Aventuras do Tio Maneco - clássico programa infantil. Quem tem mais de 25 sabe que é bom.
Cidadão Kane - pra quem não viu o clássico do Orson Welles na faculdade de comunicação. Pena que não vai passar o Cidadão Kane Brasileiro, documentário proibido da BBC sobre o saudoso Roberto Marinho.
American Pie - O Casamento - Não levei fé no primeiro. Vi no vídeo e gostei pra caralho. Também não dei nada pelo segundo. Vi no vídeo e achei foda. Esse agora é o terceiro filme da série, que eu arriscaria dizer que é melhor que o clássico Porckys.
Nada Mais - dúvida atroz atinge cubana feliz quando seus parentes descolam o Green Card pra ela cair fora de Havana e ir pros States. Vai ser divertido se tiver comunista ou aquela galera que adora usar camisa do Che Guevara na platéia torcendo pra mulher não ir.
O Signo do Caos - o mais recente do Rogério Sganzerla, o maior nome do cinema marginal. É pra amar ou odiar.
PASSE LONGE
Noviça Rebelde - deveria ter todas as cópias eliminadas da face da Terra. Parece que numa das exibições quem chegar fantasiado de noviça entra de graça. Lembra algum filme?
Pink Floyd - The Wall - recomendado para quem sofre de insônia crônica. Troque o muro pela grade do Afonso Brazza, vai por mim.
Caubóis e Anjos - diz a sinopse: Shane tem 20 anos e vive preso na rotina de um emprego monótono, até que vai dividir um apartamento com Vicent, estudante gay de moda. Tremenda redundância.
Cristal Partido - pai e o irmão de sujeito com leucemia procuram a mãe desaparecida, doadora mais adequada. Festival de choro.
Por Onde o Vento Sopra - jovens da Antuérpia de diferentes origens vivem apenas para esperar a noite, quando se libertam dançando. É da Mostra Expectativa, mas tem cara de mostra gay.
Um Certo Carro Azul - leiam a sinopse: menina inteligente e sensível, mas cheia de problemas, é encorajada pelo professor de literatura a participar de um concurso de poesia. Se tiver coragem pra ir, leve o saco de vômito.
Yossi & Jagger - dois militares de uma base na fronteira do Líbano com Israel pegam sabonete escondidos da tropa. Baseado em historia real, como se boiola no exército fosse a coisa mais anormal do mundo. Da mostra gay, claro.
Histórias de Pegação 4 - quatro episódios sobre o mundo gay. Imagina se a platéia entra no clima do título...
Hair, o Musical - eu não queria estar na pele do pessoal da limpeza do Odeon. Vai ser duro tirar a catinga da galera hippie.
American Splendor - filme pra nerd tarado (ou tapado) por história em quadrinhos.