27.9.03

Começou o Festival do Rio 2003. Mais de 300 filmes vão passar em 37 salas até o dia 9 de outubro. Coisa pra cacete. Como eu já disse aqui em outras vezes, haja cu pra cagar tanta pipoca. Vou dar uns toques pra você que tá afim de conferir alguma coisa sem ter que encarar fila pra comprar ingresso antecipado cheia cinéfilo mala dizendo que faz de tudo pra ver Dogville. Por isso as sugestões não incluem filmes badalados.

A grande atração deste festival é a mostra LOUCOS POR CINEMA, nome pomposo para TRASH, que vai exibir quatro sessões de Tortura Selvagem - A Grade, do recém-falecido Afonso Brazza, o cineasta-bombeiro, também conhecido como Rambo do Cerrado. Também vão rolar filmes do Simião Martiniano. Será que ano que vem rola Pepafilmes, com Black Ninja e O Shaolim?


Afonso Brazza e Zé do Caixão, na Tortura Selvagem

Outra mostra que eu garanto é a do italiano Mário Monicelli. Comédia italiana da melhor qualidade. O Incrível Exército de Brancaleone não é um Monty Phyton Em Busca do Cálice Sagrado, mas arrasa a idade média como poucos. Senhor e Senhora, Boa Noite é um apanhado de situações absurdas, como o general que se caga todo no banheiro antes de uma parada militar e uma aula de inglês durante um atentado a um embaixador.

A maioria dos ingressos custa 10 reais (ah eu com uma carteira de vagab, digo, estudante...). Em algumas é 4 reais, como a Mostra do Monicelli. No Cinemark Carioca, no subúrbio, custa 3, só com filmes brasileiros, e na praia de Copacabana é grátis (se bem que nem me pagando eu assisto Noviça Rebelde).

Aqui vão 10 dicas e 10 recomendações pra se manter longe.

EU RECOMEINDU

Tortura Selvagem - A Grade - vai passar no Estação Botafogo 3, na quinta, dia 2, às 20h; sexta, dia 3, às 15h; domingo, 5, às 22h e terça, 7, às17h30.

O Vagabundo Faixa-Preta - do Simião Martiniano. Antes passa um curta sobre o cineasta trash, O camelô do cinema.

O Senhor do Universo - também da mostra trash. O filme de David Rangel narra a vida de Jesus com diálogos tirados de uma novela da Rádio Nacional.

A Vida Nova - um norte-americano vai pra Bulgária depois de um desastre e se junta a um colega pra comprar prostitutas. Até que ele se apaixona por uma delas.

Emma Sou Eu - Emma sofre de um distúrbio que causa alterações de humor. Obrigada a cortar remédios que a controlavam, vive situações cômicas.

As Aventuras do Tio Maneco - clássico programa infantil. Quem tem mais de 25 sabe que é bom.

Cidadão Kane - pra quem não viu o clássico do Orson Welles na faculdade de comunicação. Pena que não vai passar o Cidadão Kane Brasileiro, documentário proibido da BBC sobre o saudoso Roberto Marinho.

American Pie - O Casamento - Não levei fé no primeiro. Vi no vídeo e gostei pra caralho. Também não dei nada pelo segundo. Vi no vídeo e achei foda. Esse agora é o terceiro filme da série, que eu arriscaria dizer que é melhor que o clássico Porckys.

Nada Mais - dúvida atroz atinge cubana feliz quando seus parentes descolam o Green Card pra ela cair fora de Havana e ir pros States. Vai ser divertido se tiver comunista ou aquela galera que adora usar camisa do Che Guevara na platéia torcendo pra mulher não ir.

O Signo do Caos - o mais recente do Rogério Sganzerla, o maior nome do cinema marginal. É pra amar ou odiar.

PASSE LONGE

Noviça Rebelde - deveria ter todas as cópias eliminadas da face da Terra. Parece que numa das exibições quem chegar fantasiado de noviça entra de graça. Lembra algum filme?

Pink Floyd - The Wall - recomendado para quem sofre de insônia crônica. Troque o muro pela grade do Afonso Brazza, vai por mim.

Caubóis e Anjos - diz a sinopse: Shane tem 20 anos e vive preso na rotina de um emprego monótono, até que vai dividir um apartamento com Vicent, estudante gay de moda. Tremenda redundância.

Cristal Partido - pai e o irmão de sujeito com leucemia procuram a mãe desaparecida, doadora mais adequada. Festival de choro.

Por Onde o Vento Sopra - jovens da Antuérpia de diferentes origens vivem apenas para esperar a noite, quando se libertam dançando. É da Mostra Expectativa, mas tem cara de mostra gay.

Um Certo Carro Azul - leiam a sinopse: menina inteligente e sensível, mas cheia de problemas, é encorajada pelo professor de literatura a participar de um concurso de poesia. Se tiver coragem pra ir, leve o saco de vômito.

Yossi & Jagger - dois militares de uma base na fronteira do Líbano com Israel pegam sabonete escondidos da tropa. Baseado em historia real, como se boiola no exército fosse a coisa mais anormal do mundo. Da mostra gay, claro.

Histórias de Pegação 4 - quatro episódios sobre o mundo gay. Imagina se a platéia entra no clima do título...

Hair, o Musical - eu não queria estar na pele do pessoal da limpeza do Odeon. Vai ser duro tirar a catinga da galera hippie.

American Splendor - filme pra nerd tarado (ou tapado) por história em quadrinhos.