18.1.02

ROTEIRO DAS BLITZES

Toda vez que ando com minha Ferrari modelo Chevete é um Deus nos acuda. Pendurado com multas, IPVA atrasado e documento provisório vencido há meses, morro de medo de ser apanhado por uma blitz. O carro ficaria preso e a minha carteira seria cassada. Agora então que ele ganhou um amasso considerável (não vou dizer aonde pra não dar muito na cara), virou um chamariz.

Fico impressionado com o faro d’uzomi. Eles sentem cheiro de carro irregular de longe. Ano passado fui parado no Engenho Novo, ainda com poucos meses de documentação vencida. Falei que o despachante estava demorando a resolver a situação (na verdade ele desistiu de dar um jeito na parada, de tão enrolada). Mas o negócio começou a desandar quando mencionei uma carta do relações públicas da PM publicada no jornal, dizendo que as blitzes só poderiam deter motoristas bêbados ou com drogas. O guardinha ficou puto: “Tá querendo ensinar o meu trabalho? Teu carro vai ser rebocado!”. Veio um superior e falou a mesma coisa. Pensei: "Fodeu!". Finalmente, depois de tensos e longuíssimos minutos de cochicho entre a cúpula da operação, um cabo deu a notícia aliviante: “dessa vez vou te liberar, mas da próxima vez...”.

Desde então procuro não ir muito longe com meu possante, sempre fazendo caminhos alternativos, pra que a “próxima vez” não chegue nunca. Pensando em motoristas com o mesmo problema, sem dinheiro pra cervejinha (isso nunca rolou comigo) ou que simplesmente não têm saco de serem parados por blitzes oportunistas, vou usar pela primeira vez meu blog como uma prestação de serviços para a sociedade. Como no site da PM não há um link do tipo Agenda das blitzes – saiba onde e quando estaremos lhe aguardando, vou alertar aos incautos onde vejo blitzes com mais freqüência. É bom esclarescer que ando mais pela Zona Norte (Tijuca e Vila Isabel), e um pouco pela Zona Sul. VOCÊ TAMBÉM PODE COLABORAR. MANDE UM E-MAIL INFORMANDO OS LUGARES ONDE VOCÊ CONSTUMA VER BLITZES. SEU NOME NÃO SERÁ REVELADO.

TIJUCA / VILA ISABEL

- Avenida Heitor Beltrão, entre as ruas Alzira Brandão e Marquês de Valença – essa é a que eu mais tenho visto. Normalmente entre 22h e meia-noite, sem dia determinado.
- Rua Haddock Lobo, logo após o Largo da Segunda-Feira – já vi várias vezes. Também à noite.
- Rua Mariz e Barros, antes da rua Professor Gabizo (já vi algumas vezes). Há uma semana tinham adiantado a posição. Estava em frente à entrada do supermercado Extra.
- Rua Mariz e Barros, no trecho que desemboca na Praça da Bandeira. Já existem viaturas por lá e de vez em quando eles fazem uma blitz pra distrair.
- Radial Oeste, em frente à Uerj – essa é dificílima de escapar, porque vem depois de uma elevação. Quando você desce, dá de cara com uzomi. Rola tarde da noite.
- Radial Oeste, entre o Metrô São Cristóvão e a Praça da Bandeira – peguei essa num domingo de tarde. Quando vi que o tráfego estava lento, não deu outra. Consegui entrar numa rua antes e dar a volta.
- Rua Teodoro da Silva, logo depois do Shopping Iguatemi e entre as ruas Gonzaga Bastos e Pereira Nunes. Essa última eu passei com o carro lotado. À noite.
- Avenida Professor Manuel de Abreu, direção Andaraí, na altura da Praça Niterói. Passei por ela uma vez. Era um trecho de rua totalmente escuro. Ali tinha...

CENTRO / ZONA SUL

- Avenida Presidente Vargas, sentido Praça da Bandeira – Praça 15, em frente aos Correios – foi das mais recentes que vi. Dia de semana, à noite.
- Rua de Santanna, na Cidade Nova – saí da Mem de Sá pra pegar a Presidente Vargas e dei de cara com a blitz. Dia de semana, de tarde. Passei na boa.
- Rua Pinheiro Machado, Laranjeiras – depois do meu querido Flusão e do Palácio Guanabara. Rola quase sempre que eu passo por lá.
- Avenida Atlântica, pista de dentro, na altura da Praça do Lido. Passei numa sexta à noite.
- Praia de Botafogo, sentido Centro (em frente ao Botafogo Praia Shopping).