23.9.04



Goste ou não, o Roupa Nova está no inconsciente musical de qualquer um. É só falar no nome do grupo para lembrar de uma música num instalo. E de outra, e de mais uma, até chegar a pelo menos uma dezena. Muito se deve a ajuda das novelas da Globo, é claro, o que não lhes tira o mérito. Sempre foram taxados pelos criticuzinhos como bons músicos, mas que deviam nas letras. Enquanto isso, vendiam pra burro, faziam a trilha sonora das empregadas e de gente que não tinha vergonha de escutá-los. Até a chegada das bandas de pagode, que ocuparam esse nicho. Daí a pergunta começou a ser corrente: o Roupa Nova acabou? Os sucessos escassaram, a Globo não deu mais bola e o que mais saiam eram coletâneas e releituras de hits.

Pois bem. O Roupa Nova nunca parou. Andou até tocando no Faustão nessas últimas semanas. E finalmente lança um disco acústico, projeto acalentado há alguns anos. Pra que esperar pela MTV ou por uma gravadora? Os sete coroas criaram um selo próprio, o Roupa Nova Music, armaram a tenda no Olímpia de São Paulo e mandaram ver. O resultado, se não chega a surpreender com grandes releituras, ao menos comemora com estilo os 25 anos da banda.

Aquelas músicas que foram trilha sonora dos anos 80 estão lá. Dona, Volta pra mim ("eu te amo e vou gritar pra todo mundo ouvir"), Anjo, Meu universo é você, Whisky a go go, Coração pirata e a minha favorita Sapato velho. As três inéditas - Flor da pele, Razão de viver e Já nem sei mais - não empolgam de primeira. Ainda têm as participações de Ed Motta (pra dar um pouco de sofisticação?) e Chitãozinho e Xororó. A gratidão à família sertaneja é reforçada em A lenda, composta por integrantes da banda e estourada na estridente voz de Sandy Júnior (benditos direitos autorais). Nessa, Clarear acabou ficando de fora. Outro hit que também faz falta é Tímida, que pode caracterizar a participação dos violinos. As cordas acabam perdendo espaço para os dois teclados e ficam mais como enfeite do cenário, bem no estilo da MTV.

Pode ser que o Roupa Nova se mantenha apenas com os sucessos que a sua tia adora. Mas certamente estão sendo mais dignos do que bandas como os Titãs, que hoje cantam músicas tão melosas que seriam descartadas pelo próprio Roupa Nova. E no mais, eles ainda servem simplesmente como um sapato velho. Ainda servem se você quiser. (TODO MUNDO COMIGO) Basta você escutar, que aquece o frio dos seus pés...