24.5.04

O lançamento em São Paulo

Na semana do lançamento de "Transpiauí" começou a fazer um frio do cão em São Paulo. Tanto que o dono da Mercearia São Pedro colocou no meio do bar um aquecedor antigo, de ferro em brasa, onde logo o friorento MrManson tratou de se sentar. Teve tira gosto, bebida (não muita) e gente boa prestigiando, como o mito Marco Aurélio, a mundo perfeito Daniela Abade e Rosana Hermann, que deve ter mandado um clone em seu lugar, tal a quantidade absurda de coisas que faz ao mesmo tempo.

Fui avisar às pessoas que estavam no local apenas para encher a cara que naquele momento acontecia o retumbante lançamento de "Transpiauí: uma peregrinação proctológica". Cheguei numa mesa onde havia um solitário rapaz. No que lhe dei um marcador do livro e expliquei sobre o que tratava, ele disse, com um sorriso sem graça:

"Eu entendo bastante de proctologia..."
"Pois então! Esse é o livro da sua vida!", retruquei.

Direto para a rodoviária, pra voltar pro Rio, me deparei com Agnaldo Timóteo, que comprava uma passagem para um de seus garotinhos. Ele viu que eu estava indeciso na escolha do ônibus.

"Pode viajar aqui na Itapemerim que é muito boa!", me aconselhou.
"Se o Agnaldo Timóteo falou, então é isso mesmo".

Uma pena que o cantor machão não embarcou. Seria divertido voltar ao Rio com ele cantando "Mamãe, mamãe, mamãe..."


Updated: No domingo, dois dias antes do lançamento, estava dando um rolé na famosa feira de rua de Pompéia, que só rola uma vez por ano. Eis que, entre barracas de comida e de artesanatos desinteressantes, me deparo com uma barraca de cocada ao lado de outra de churros. A de cocada tinha uma dezena de tipos e a de churros, 40 sabores diferentes! Chocolate, doce de leite, leite condensado, morango, coco, flocos, granulado, castanha, tudo combinado. Olhei para o céu pensando que não teria lugar mais perfeito para o lançamento do livro que aquele.