14.11.03

NOTÍCIA DO DIA

Israel autoriza a extração de esperma de maridos falecidos

Jerusalém - As mulheres israelenses poderão a partir de agora exigir dos médicos e legistas a extração do esperma de seus maridos para a procriação em caso de falecimento prematuro, sem necessidade de consultar os tribunais até o momento de usá-lo.

Esta determinação foi anunciada hoje, quinta-feira, pelo assessor jurídico do Governo israelense, Eliakim Rubinstein, que autorizou a extração de esperma de forma automática, inclusive no caso de o marido não ter assinado uma autorização em vida.

A extração só será autorizada se o pedido for feito pela viúva, e não será permitido quando os pais do falecido estiverem interessados em ter descendentes ou for solicitada por uma terceira parte.

A determinação, sem precedentes neste país, só pode ser aplicada em um curto período de tempo -entre 24 e 36 horas após o falecimento- quando é possível retirar e congelar o esperma.

Segundo o regulamento, a viúva só poderá usar o esperma após passar pela justiça, onde será decidido, com o apoio de testemunhas e documentos, se o falecido estava interessado em ter descendentes.

Na elaboração desta nova ordem participaram médicos, juristas, filósofos e outros intelectuais, e funcionários do Governo.