5.4.06

LUTO

Quando eu era bem moleque tinha um pavor irracional de palhaço. Depois, fui ficando menos anormal. Gostava de Carequinha, mas meu preferido era o Bozo. Num belo dia, Carequinha foi fazer um show no meu colégio. Quando ele chegou no pátio, ainda sem a pintura, gritei pros meus coleguinhas: "olha lá o Carequinha!". Ninguém ligou. Ninguém o reconheceu a paisana. No show no auditório, Carequinha fazia a tradicional sabatina: "quem gosta da mamãe levanta o dedo!", "quem gosta do papai levanta a mão!", "quem faz xixi na cama levanta a mão!", e eu cai feito bobo.

Mais tarde, já burro velho, andava num shopping em São Paulo (existe algum outro lugar para se andar em São Paulo?), quando numa loja de cd´s dei de cara com uma coletânea antiga do Carequinha. Ainda não tinha vaga idéia que viraria dj, mas tinha o hábito de comprar discos toscos. Minha mãe adorou, minha avó relembrou. Comecei a ir a esporádicos shows dele, tirei foto no camarim, peguei autógrafo na capa do cd até que resolvi entrevistá-lo. Nunca vou esquecer o dia em que liguei pra casa dele para marcar o encontro. "Alô, Carequinha, aqui é um fã seu!". "Quem faleceu!?". Fui até São Gonçalo, acompanhado de uma amiga local. George Savalla Gomes me pareceu meio ranzinza, igual ao meu avô. Enxotou a cachorra pulguenta e achou que fôssemos filmá-lo. "Aí eu vou ter que me pintar, não tem condição...". O resultado acabou publicado num saudoso jornal.

Carequinha, aos poucos, foi reaparecendo na mídia. Rolou boatos de que voltaria a ter um programa na tv, a EMI lançou uma coletânea. Tocava seus sucessos "O bom menino" e "Parabéns" nas minhas canjas na Casa da Matriz. Cheguei a entrevistá-lo novamente ano passado, quando ele fez 90 anos. Não falou nada de muito diferente, mas era bom vê-lo na ativa, mantendo contato com o povo, espalhando seu patriotismo e sua mensagem hoje um tanto pura para a criançada. Meses depois, uma pneumonia quase o matou. Acompanhei sua luta quando trabalhava num saudoso site. Ele se livrou, mas ainda ficou debilitado. Sua última apresentação foi no dia 27 de março, na Lagoa Rodrigo de Freitas, no dia mundial do circo.

Tenho orgulho de ter divulgado e continuar ajudando a manter aceso o trabalho dessa grande figura, como a comunidade que eu criei no famigerado orkut.

TÁ CERTO OU NÃO TÁ?