1.3.05

MAR AFORA

A carteira pra pagar meia entrada é das poucas coisas que sinto falta dos tempos de estudante. Pagar 15 reais em cinema, por exemplo, é uma tremenda facada. Por isso, valorizo cada vez mais os cinemas Odeon e Palácio, cujos ingressos não passam de 8 reais. Ambos ficam no Centro, distantes poucos passos um do outro, mas com programações e público distintos. No primeiro, filmes cults vistos por cinéfilos de carteirinha, intelectualóides, alguns "delicados" até demais. O Palácio é dos filmes pipoca, freqüentado pelo povão.

Essa diferença de público também gera comportamentos distintos. Enquanto no Odeon a platéia é totalmente blasé, no Palácio a interação com o filme geralmente é grande. Foi lá que vi a última parte do Senhor dos Anéis, com neguinho urrando nas cenas de batalha como se estivesse torcendo no Maracanã e implicando com a relação homossexual implícita entre os hobbits. Genial.

Assistindo o sorumbático Mar adentro no Odeon, fiquei imaginando como seria a reação da platéia do Palácio. Para quem não viu, um resumo. Ramon fica tetraplégico ao bater a cabeça no fundo do mar. Sem movimentos abaixo do pescoço, luta na justiça para morrer. Julia, uma advogada com uma doença degenerativa, tenta ajudá-lo. No final, o cara consegue se matar. Típico filme que, além da pipoca, deve ser acompanhado de um lenço, snif, snif...

Pois bem. O sobrinho de Ramon é uma tremenda toupeira. Entre as várias burradas, custa a entender um poema em que Ramon o considera um filho. BURRO, BURRO, BURRO!!! gritariam no Palácio. Rola um clima entre Ramon e Julia e eles acabam se beijando. Nesta cena sublime, um engraçadinho no Palácio gritaria AÊÊÊ, SE DEU BEM HEIN! VAI COMER!!! Nas poucas vezes em que aparece o marido de Julia, alguém mandaria um FALA CORNO!!! Um bispo, também tetraplégico, tenta demover Ramon da eutanásia e acaba levando um baile. AÊ PADRE, SE FODEU!!! VAI COMER CRIANCINHA!!!


Ramon e Julia fumando depois da trepadinha