12.2.04

Caralho, isso aqui passou de todos os limites...

Depois de devorarem todos os livros da trilogia, comprarem os DVDs, assistirem às versões estendidas dos filmes e comprarem anéis de ouro (vendidos a mais de R$500,00) com as inscrições rúnicas semelhante ao anel utilizado por Frodo em "O Senhor dos Anéis", jovens europeus estão próximos do que parece ser o último estágio do merchandising associado à obra fantástica de J. R. R. Tolkien.

Uma cirurgia plástica ambulatorial que modifica a cartilagem das orelhas e deixa pessoas mais parecidas com os hobbits e elfos do filme têm sido praticada com sucesso na Alemanha, Suiça e Reino Unido. Puramente estética e sem influência nas funções normais do ouvido humano, a controversa cirurgia já foi realizada em mais de 200 pessoas, boa parte delas jovens com idade entre 16 e 24 anos.

"É como uma nova espécie de tatuagem", diz Jim Molteins, adolescente britânico de 15 anos que realizou recentemente a cirurgia e que afirma estar fazendo muito sucesso na escola depois de ter "virado elfo". "Pedi autorização dos meus pais e resolvi utilizar minhas economias para fazer a cirurgia, que foi simples e indolor. Não podia ter gastado melhor essas 250 libras!" (cerca de R$1.300,00).

No Brasil, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e o Conselho de Medicina ainda não se pronunciaram oficialmente, mas é bem provável que, em pouco tempo, diversos cirurgiões brasileiros também estejam realizando esse procedimento.

E se depender do sucesso que "O retorno do Rei" vêm alcançando no Brasil nas últimas semanas, pode-se prever que, em breve, teremos centenas de hobbits e elfos brasileiros andando pelas ruas do país.